Quando se fala em Gramado, logo lembramos dos parques temáticos, da Rua Coberta, da típica Igreja São Pedro, da Fonte do Amor Eterno, do famoso Natal Luz e, claro, dos maravilhosos hotéis e restaurantes que a principal cidade da Serra Gaúcha oferece, não é mesmo?
Mas, no artigo de hoje, você vai conhecer um outro lado da Capital Nacional do Chocolate Artesanal, esse doce e amado destino que é a escolha de milhares de turistas para passar as férias em família, com amigos ou em viagens românticas.
Te convidamos a explorar o Turismo Rural em Gramado!
As belezas do interior, a fartura da mesa, os sabores e os aromas do campo: passear nas colônias e conhecer o dia a dia dos moradores locais, é uma das experiências mais incríveis que você irá viver, pode apostar.
O Turismo Rural em Gramado cresce cada vez mais e fortalece as raízes e o legado das colonizações italiana, alemã e portuguesa na região.
Vista uma roupa bem confortável e vem curtir as emoções de um roteiro rural imperdível com a gente!
Sim! Neste passeio de Turismo Rural em Gramado, você terá a oportunidade única de alimentar e de brincar com as ovelhas.
A estradinha de chão da Linha 28, no Vale do Quilombo, é um cenário paradisíaco envolvido em rios, montanhas, cachoeiras e vegetação nativa.
É lá que mora a família Marcon, descendentes de italianos. Eles contarão toda a história de seus antepassados e mostrarão como funciona a lida campeira.
Você poderá curtir o campo, fazer descobertas surpreendentes e depois recarregar as energias com pães, geleias caseiras e suco de uva.
Hmmmm Já deu até para sentir o gostinho, né?
E este é só o começo do Turismo Rural em Gramado!
Neste mesmo tour, você conhecerá também o Alambique dos Rossa, onde a família do Senhor Romeu elabora cachaças especiais. Você conhecerá todo o processo de produção da bebida e, no final, poderá degustar!
Para fechar com chave de ouro este primeiro tour do Turismo Rural em Gramado, você irá visitar a casa centenária da família Baretta.
Tomara que você esteja com bastante fome, porque lá, as boas-vindas serão com um café colonial recheado de bolos, pastéis, cucas, sucos e cafés.
A comilança conta com uma trilha sonora de músicas regionais embaladas por um gaiteiro.
Sim, o Turismo Rural de Gramado ganhará seu coração (e seu estômago!) para sempre!
O Turismo em Gramado e Canela é um dos mais consolidados do Brasil.
As atrações das duas ilustres cidades não cansam de encantar.
Você pode vir todo o ano: SEMPRE terá um novo parque, um novo restaurante, museu, loja, entre outras novidades.
O Turismo Rural em Gramado não é diferente.
O segmento ganha cada vez mais adeptos dispostos a colocar a mão na terra e colher fruta no pé da árvore, descobrindo as belezas da região de um ângulo diferente.
No tour Linha Ávila, a aventura começa pela casa da Família Wagner.
Eles produzem doces e geleias com as frutas do próprio pomar.
O destaque fica com a belíssima plantação de morangos. Você ficará com água na boca!
Seguindo pelas paisagens deslumbrantes do interior, a próxima parada do tour será na Cantina Nonno Giovanni.
Na casa dos “nonnos” você será recebido com a mesa repleta de salames, sucos, conservas, mel e pães caseiros. Uma delícia de sabor incomparável!
E sabe o melhor? Você pode adquirir todos os produtos que desejar e levar um pedacinho deste paraíso para a sua casa!
Ainda tem espaço para um autêntico churrasco gaúcho?
Então prepara o garfo, a faca e o apetite porque você provará a melhor carne assada da sua vida neste passeio pelo Turismo Rural em Gramado!
O Tour Linha Ávila encerra com demonstração de doma de cavalos, aula sobre chimarrão e o tão esperado almoço com costelão na vara.
Talvez você não lembre, mas em 1995, a Serra Gaúcha foi o set de filmagens do filme O Quatrilho.
O longa chegou a ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, apresentando a cultura da região para todo o mundo.
Mas, o que isso tem a ver com o Turismo Rural em Gramado ou o Turismo em Gramado e Canela?
É que um dos principais locais de gravação faz parte do Tour O Quatrilho!
Nas localidades de Campestre do Tigre e Tapera viveram as famílias que inspiraram a história baseada em fatos reais do filme.
Legal, né?
Você poderá conhecer a casa da família Lazaretti, que já está na quarta geração produzindo vinho colonial e graspa, uma aguardente feita a partir do bagaço da uva.
Depois, é hora de seguir até o Moinho Grings, construído no século XIX pelas famílias Trentin e Dal Ri (justamente as que inspiraram O Quatrilho).
Atualmente a estrutura é utilizada para o beneficiamento de trigo, milho, centeio e arroz.
Por lá, ainda são desenvolvidos outros trabalhos, como agricultura e criação de animais.
Fechando o roteiro de um dia de Turismo Rural em Gramado, você irá degustar as delícias elaboradas pela família Ramm, cujas receitas são herança de família e, transmitem no sabor, um pouco da história e da tradição dos colonizadores de Gramado.
Não tem jeito: para fazer Turismo Rural em Gramado, você precisa deixar a dieta de lado e se permitir sentir o gostinho das verdadeiras raízes coloniais.
Tudo começa pela Casa Centenária, uma construção de madeira erguida sobre um porão de pedra, arquitetura típica dos colonizadores do início do século passado.
O porão da casa funciona de despensa. Ali repousam queijos, vinhos coloniais, salames e outras delícias.
Depois desta volta no tempo através da arquitetura e dos costumes, é hora de visitar a Ervateira Marcon. Lá você irá acompanhar o processo artesanal de fabricação da erva-mate, a matéria-prima do chimarrão.
Seguindo pelo tour, é hora de viajar ao passado desta vez no Museu Fioreze, que conta com um acervo impecável de peças antigas.
Para encerrar em grande estilo o seu passeio de Turismo Rural em Gramado, sirva-se a vontade do Caffé Della Nonna.
Pensa em uma mesa completa com pão caseiro quentinho, geleias de frutas, manteiga fresca, queijo, salame, linguiça cozida e outras iguarias locais produzidas com muito carinho.
Casa de vó não tem igual.
O cheirinho que vem da cozinha, as fotos de família na sala, o jardim com flores e frutas…absolutamente todo cantinho é um convite para visitar o passado e o aconchego que só o abraço da nossa avó tem.
Esta é a proposta da Casa da Vó Ivonne, no interior de Canela.
Uma casa com alma, história e memória viva, que compartilha através de receitas o sabor e o amor de uma vó que ali viveu muito tempo atrás e ajudou a plantar as inúmeras araucárias que embelezam as estradas do vilarejo.
Ela sabia cozinhar como ninguém.
Em sua casa sempre tinha um café fresquinho, um chá e uma famosa cuca que, quando pronta, acabava em minutos, por isso ganhou o apelido de cuca ligeira, uma herança familiar.
A dica é experimentar o brunch, que inclui chá de maçã, café, leite, suco, geleia, doce de leite, nata, queijo, salame, salada, quiche, bolos, cuca, torta de maçã e frutas da estação.
E então?
Está convencido(a) de que o Turismo Rural em Gramado deve entrar no seu roteiro de viagem o mais rápido possível?
Se ainda resta alguma dúvida, prepare-se para a nossa atração EXTRA!
É claro que o enoturismo não ficaria de fora dessa lista imperdível de atrações voltadas ao Turismo Rural de Gramado e ao Turismo de Gramado e Canela de um modo geral.
Afinal, nossa linda Joli está incrustada no Vale do Morro Calçado, local de belezas naturais estonteantes e também um dos principais terroirs dos nossos vinhos e espumantes.
Além da clássica Visitação com Degustação e da Pisa das Uvas que oferecemos o ano inteiro, recentemente lançamos a Visitação Premium, uma experiência sensorial completa para você mergulhar no mundo do vinho!
E, por falar nisso, um dos passeios mais concorridos por aqui é o Piquenique Jolimont, já conhece?
Ele ocorre em sábados selecionados, no meio dos vinhedos, ao som de música boa, cesta recheada de gostosuras artesanais, toalha xadrez, almofadas e, óbvio, vinho ou espumante para harmonizar servidos em taças que depois você pode levar para casa.
Quem já veio, quer voltar, quem ainda não veio, está perdendo tempo!
Expanda os seus horizontes, desbrave novos lugares, novas culturas…
Respire o ar puro da serra e aproveite cada momento para tornar a sua viagem simplesmente sensacional.
Esperamos a sua visita!